Classificação de Personalidade

Carl Jung por Psych Art.Eu estava falando com um amigo esses dias e a conversa em algum momento passou para personalidade, e eu acabei lembrando da classificação de Myers-Briggs que eu tinha feito on-line uma vez e me impressionou. Eu resolvi dar uma nova olhada.

A classificação é uma entre várias que seguem trabalhos de Carl Jung e é baseada em quatro critérios com duas opções cada para a forma como a pessoa costuma pensar sobre as coisas e sobre o mundo: Introvertido(I)/Extrovertido(E), Intuitivo(N)/Sensitivo(S), Pensamento(T)/Sentimento(S), Percepção(P)/Julgamento(J). A idéia é que as pessoas tem uma tendência a pensar e reagir de certa forma e que essa forma é mais ou menos constante. Não significa que elas não possam pensar de forma diferente, então cuidado para não utilizar isso para estigmatizar pessoas.

Eu fiz o teste on-line várias vezes com diferença de alguns anos e o resultado foi, na maior parte das vezes INTP, ou seja, Introvertido(I) – Intuitivo(N) – Pensamento(T) – Percepção(P). Da última vez, tive um resultado ENTP, mas no limite para INTP.

Minha diversão começou de verdade quando eu vi quais são as características do meu suposto tipo de personalidade, que era a parte que tinha me impressionado.

Eles deram algumas características que parecem ser simples de encontrar, derivadas do próprio questionário. Algumas francamente parecem comuns a todo mundo. Outras são previsões corretas de características que não parecem muito importantes (o fato de não gostar de músicas para animar, ou de dar explicações aparentemente complicadas para problemas simples, por exemplo). Outras foram francamente perturbadoras, porque descreviam a minha forma de pensar durante discussões, ou a forma de pensar em problemas, sobre a vida e sobre relacionamentos que eu achava que era uma particularidade minha. Parece mágica, macumba braba. Os erros foram poucos: gosto pela música, que eu não tenho, por exemplo.

Eu consigo imagino usos negativos para esses testes, como uma desculpa para discriminar pessoas e evitar lidar com a complexidade de cada um, mas deixando isso de lado (e pode ser bom, se for o caso, você treinar suas respostas para os questionários que podem surgir em entrevistas de emprego, por exemplo), é divertido ver as descrições e previsões, mais ou menos como alguns usam um horóscopo, mas com a vantagem de que não é aleatório. E também pode ajudar uma pessoa a conhecer melhor a si mesma (assustadoramente, um dos sites prevê que eu gostaria desse sistema).

Eu perguntei para várias amigos e aqueles que fizeram o teste, segundo o teste, têm personalidades de tipo de INTP, ENTP, INTJ, ENTJ e ESTJ. São grupos aparentemente incomuns, o que me leva a concluir que pessoas que gostam do nosso tipo de trabalho têm tipos de personalidades próximas, ou então que o teste está quebrado.

Será que funciona bem para os outros? Ou será que eu sou a aberração que bate exatamente com um tipo específico? Qual o seu tipo de personalidade? Ele descreve bem você? E seu Orixá, qual é? Só não pergunto o signo, porque signo só serve, na verdade, para cantadas.

Referências para os tipos de personalidade, seguindo Keisey e outros:

Referências:

Atualização: Adicionados mais links, com descrições em Português.

Atualização (2008-02-12): Alterado links do inspiira de wiki.inspiira.org para www.inspiira.org a pedido.

6 thoughts on “Classificação de Personalidade”

  1. Não fui eu que disse isso. Foram outros. A culpa é de alguma outra pessoa que não eu. Eu sou apenas o mensageiro.

  2. Segundo os testes que fiz sou INTP, como você.
    Sou amante da física, dos animais e da natureza. Me identifiquei com a maior parte do que dizem sobre isso… Como tenho preconceito com engenharia eu fiquei meio desconfiada com as descrições… “resoluções de problemas” isso não quer dizer nada sobre “problemas de indústria, problemas de produção” e nem nada assim, né?
    “Seja qual for o seu campo, os NTs esforçam-se por compreender o mundo natural em toda a sua complexidade. NTs desejam aprender acerca dos princípios abstratos ou leis naturais que descrevem a realidade, como também em descobrir a estrutura e função dos sistemas complexos do mundo.” Eu me identifiquei muito com esse pedaço que achei em algum site…
    Bacio

  3. Para mim a descrição bateu muito bem com a forma como eu ajo, pelo menos o que foi escrito em algum site. Mas depois de conhecer várias pessoas classificadas como INTP, eu diria que as variações são muito grandes de qualquer forma.

    No final, acho que a parte que confirmou para mim foi ler uma das descrições do tipo para a minha namorada. Eu concordei com ela, falando sobre como ela descrevia uma pessoa do tipo que eu gostaria de ser. Minha namorada concluiu que, se eu era como aquela descrição, eu era morto por dentro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *