Parece que os economistas resolveram abrir seus horizontes de pesquisa radicalmente. Primeiro surge um artigo escrito por John Hickman chamado Problemas do comércio interplanetário e interestelar (em inglês), no qual se analisam as dificuldades que poderiam surgir em relações de comércio com outras civilizações.
Na mesma semana em que surge o artigo acima, alguém desencava o artigo “A Teoria do Comércio Interestelar” (em inglês), escrito na década de 70 por Paul Krugman, chamado. O artigo, obviamente feito com objetivos humorísticos, estuda o efeito de viagens relativísticas, entre outras coisas, nas taxas de juros e no cálculo do custo de capital. Se você gosta de economia, é um artigo interessante e recheado de citações e piadas.
via Paul Krugman e Marginal Revolution
O capitalismo sempre está em renovação, mas ai já é demais isso é coisa de gente atoa. O homem não consegue nem voltar a lua devido aos alto custos vai falar em comércio interestelar?
Sim, tem gente com tempo para pensar nessas coisas.
No final, acho que esse tipo de análise pode ser importante. A maior parte da ciência não tem nenhuma aplicação imediata e é bom que seja assim.
No caso do artigo do Krugman ele é engraçado (para economistas) e ajuda a pensar sobre o significado real de coisas como o custo de capital.
São exercícios interessantes, e muito mais baratos que mandar astronautas para a Lua.