Economia interestelar

Parece que os economistas resolveram abrir seus horizontes de pesquisa radicalmente. Primeiro surge um artigo escrito por John Hickman chamado Problemas do comércio interplanetário e interestelar (em inglês), no qual se analisam as dificuldades que poderiam surgir em relações de comércio com outras civilizações.

Na mesma semana em que surge o artigo acima, alguém desencava o artigo “A Teoria do Comércio Interestelar” (em inglês), escrito na década de 70 por Paul Krugman, chamado. O artigo, obviamente feito com objetivos humorísticos, estuda o efeito de viagens relativísticas, entre outras coisas, nas taxas de juros e no cálculo do custo de capital. Se você gosta de economia, é um artigo interessante e recheado de citações e piadas.
via  Paul Krugman e Marginal Revolution

2 thoughts on “Economia interestelar”

  1. O capitalismo sempre está em renovação, mas ai já é demais isso é coisa de gente atoa. O homem não consegue nem voltar a lua devido aos alto custos vai falar em comércio interestelar?

  2. Sim, tem gente com tempo para pensar nessas coisas.

    No final, acho que esse tipo de análise pode ser importante. A maior parte da ciência não tem nenhuma aplicação imediata e é bom que seja assim.

    No caso do artigo do Krugman ele é engraçado (para economistas) e ajuda a pensar sobre o significado real de coisas como o custo de capital.

    São exercícios interessantes, e muito mais baratos que mandar astronautas para a Lua.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *