Hacks surpreendentes de Johnny Lee

Johnny LeeNo TED deste ano, Johnny Lee demonstrou porque é tão admirado por seus fãs no youtube. Nesta apresentação (em inglês), ele demonstra o que é possível de fazer com o controle de R$140 do Nintendo Wii (no mercadolivre, sem jabá). Como esses controles tem uma câmera infra-vermelho, com resolução de 1024×768, são capazes de acompanhar pontos e tem suporte a bluetooth, é possível utilizar essas câmeras para outras aplicações.

A primeira aplicação que ele demonstrou foi uma interface utilizando os dedos, no estilo do filme Minority Report. Você coloca o wii remote em cima do monitor, voltado para você, junto com uma fonte de luz infra-vemelha, que ele dá dicas de como construir. O software identifica a posição das pontas dos seus dedos com um pouco de fita reflexiva e com isso você pode utilizar os dedos para controlar o computador, com um programa para Windows XP que pode ser baixado do site dele. Infelizmente, segundo ele isso é um projeto interessante, mas não é prático, porque manter as mãos no ar é muito cansativo. Aqui está o video original no youtube.

A segunda aplicação é um whiteboard. Nela, o wiimote é apontado para a superfície do monitor ou para uma superfície sobre a qual esteja sendo projetada a tela. Faz-se daí um apontador infra-vermelho, com um LED infra-vermelho, um botão interruptor e uma bateria. Ao pressionar-se o botão o LED acende e pode ser detectado pelo Wii Remote. Com o software que pode ser baixado do site ele pode substituir um mouse, permitindo trabalhar na superfície como se ela fosse sensível. Veja as instruções no youtube.

A terceira aplicação é um mecanismo para headtracking. Usando esse mecanismo um software especializado pode dar uma impressão de tridimensionalidade, alterando a imagem vista quando você mexe a sua cabeça. A demonstração é impressionante, e disponível também no youtube.

Essas apresentações foram colocadas no youtube há alguns meses e já tiveram milhões de visitas. E abaixo tem a apresentação no TED. Impressionante.

1 thought on “Hacks surpreendentes de Johnny Lee”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *